07 Fev 2011 - 19 Fev 2011
 
Contacte-nosLinks
Autenticação
As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o desenvolvimento profissional docente
NOTA: Os textos publicados nos trabalhos finais não foram objecto de validação final por parte da Comissão Científica, mas apenas dos resumos submetidos.
USO DAS MÍDIAS NA ESCOLA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
P005
Categoria: As TIC e o desenvolvimento profissional docente
Ver autores
Autores: Mariá Raquel Pohlmann da Silveira

O presente trabalho tem a finalidade discutir a reconstrução da prática pedagógica do professor no uso da Informática na educação, sobre a necessidade de dar formação ao professores de Cachoeira do Sul, buscando uma rede virtual de aprendizagem para o uso das novas tecnologias incentivando a inclusão digital, uma vez que o professor tem um papel fundamental na compreensão da dinâmica escolar. Utiliza-se das tecnologias e o uso das mídias no processo pedagógico como um instrumento a mais na sala de aula, bem como motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas, uso adequadamente dos softwares educativos.  O professor precisa torna-se um elo forte entre o conhecimento e a tecnologia, deve estar apto a ensinar e aprender com o aluno sendo crítico com os conteúdos encontrados na Internet, garantindo assim o sucesso do processo de ensino-apredizagem.   

Palavras-chave:  Mídias, ensino-aprendizagem,  professor.

 

 

 
Ver e-Poster
 
 
 
43 Visualizações
 
PELA CONSISTÊNCIA TEÓR.-METODOL. EM ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICA DOC. E OBJ. DE APREND.
P012
Categoria: As TIC e o desenvolvimento profissional docente
Ver autores
Autores: PATRICIA GALLO

Este estudo focaliza a importância da consistência teórico-metodológica durante todo o ciclo de alfabetização inicial das crianças e estabelece as telas como um espaço de leitura e escrita relevante para as práticas de introdução da língua escrita. Nesse sentido, apresenta o conjunto de objetos de aprendizagem (OA) Alfabetizar, recurso digital que tem acesso livre e está disponível no domínio . O conjunto de OA Alfabetizar foi desenvolvido para apoiar o processo de ensino-aprendizagem em alfabetização inicial, sob a teoria Psicogêsene da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), da pesquisa de mestrado “Objetos de Aprendizagem e alfabetização: a proposição de um encontro”, sob orientação de profª Drª Maria das Graças Pinto Coelho. A continuidade da pesquisa objetiva utilizar os OA como material didático conector de uma prática docente em que haja consistência teórico-metodológica na abordagem construtivista, instaurando uma cultura profissional docente para o uso das TIC como artefato de aprendizagem. Com isso, busca-se contribuir, qualitativamente, no entendimento de que há um conhecimento mais atual sobre a alfabetização que é considerar a concepção das crianças sobre a escrita e que a consistência teórico-metodológica durante a aprendizagem pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso escolar em alfabetização.

 
Ver e-Poster
 
 
 
11 Visualizações