A pesquisa que se tornou uma monografia de final da disciplina "Comunicação, Educação e Linguagem" do programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), realizou-se durante os meses de outubro e novembro de 2010 com os educadores da Educação a Distância (EAD) que se reúnem aos domingos no Twitter em torno da hashtag #eadsunday. Deu-se por meio de uma investigação etnográfica das discussões e de um questionário online para identificar o perfil demográfico e tecnológico dos usuários, bem como a maneira como se deu a apropriação do espaço em vista da EAD.
Partindo de um estudo etnográfico de observação intensa, pôde-se perceber o grau de interação entre os participantes, a seleção de informações que são twittadas e retwittadas (RT), as conversas paralelas tecidas entre dois ou mais usuários em meio à tempestade – divulgação contínua – de links que, em sua maioria, sobre eventos e/ou informações relevantes sobre EAD, TIC, redes sociais, dentre outros.
Muitos participantes adentram ao espaço, sendo trazidos por aqueles assíduos que acrescentam a hashtag à mensagem com a intenção de colocá-la no #eadsunday surgem outras hashtags, vindas junto com esses, que na pesquisa foram denominadas de vozes a partir do conceito de polifonia de Bakthin.
Além do conceito de vozes polifônicas, foram trabalhados ainda, os de interação discursiva e dialogismo para sondar de que forma, os usuários constroem esse espaço significativo. Observou-se o números de tweets postados, bem como os perfis que mais contribuíram com o ambiente e sua repercussão.
Foi interessante percebe que as discussões não param aos domingos, pois continuam ao longo da semana, recebendo novas interações e posts nos blogs dos participantes. Foi isso que se constatou dessa experiência bem sucedida. Por este motivo, quis se fazer a investigação de como se deu a apropriação da ferramenta e o percurso da linguagem utilizada nesse lugar social chamado #eadsunday.
Foram 1.633 tweets postados por 104 usuários, sendo que 68 foram considerados membros ativos. Apenas 29 responderam ao questionário, no entanto, os dados do questionário foram confrontados com a observação e se mostrou similar.