07 Fev 2011 - 19 Fev 2011
 
Contacte-nosLinks
Autenticação
Práticas pedagógicas com as Tecnologias da Informação e da Comunicação
NOTA: Os textos publicados nos trabalhos finais não foram objecto de validação final por parte da Comissão Científica, mas apenas dos resumos submetidos.
DESENVOLVIMENTO DE GAMES PARA EDUCAÇÃO
P008
Categoria: Práticas pedagógicas com as TIC
Ver autores
Autores: Gustavo de Oliveira Andrade

Um software educacional possui o objetivo de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento de um software com fins educacionais é preciso entender como as pessoas aprendem. Software Educacional é um produto orientado a diversas finalidades pedagógicas, podendo ser programada de modo a poder ser aplicado em uma das diversas estratégias existentes (tutorial, simulação, jogos), além de ter os princípios de inteligência artificial, como reconhecimento do aluno para poder saber em qual área de conteúdo ele esta tendo mais dificuldade de aprendizagem e podendo então tratá-lo aplicando mais conteúdos sobre aquele determinado assunto em específico.

Segundo Orso (1999, p. 7) “a acriança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre”. Para o desenvolvimento de um software com fins educacionais é preciso entender como as pessoas aprendem, além de entender alguns princípios de inteligência artificial, os softwares induzem o aluno a uma resposta correta mediante uma série de estímulos cuidadosamente planejados são classificados como Computer Assisted Instrution (CAI) e os softwares que possuem algum tipo de Inteligência Artificial que possibilite a adaptação ao usuário e analise os padrões de erros, estilos e capacidade de aprendizagem do aluno são conhecidos como Intelligent Computer Assisted Instrution (ICAI) que deu origem aos STI (Sistemas Tutores Inteligentes) o seu objetivo é proporcionar uma instrução adaptada ao aluno, tanto em conteúdo como na forma, superando desta maneira alguns dos problemas mais cruciais do software educativo na atualidade, pois esses há muitas limitações ao nível de hardware e software que impossibilitam colocar dispositivos que possam trabalhar com aspectos relativos aos sentidos do olfato, tato e visão.

As tecnologias de informação são elementos presentes na vida moderna, mais do que utilizar as tecnologias, a escola deve estar preparada para incorporá-la a uma prática pedagógica transformadora, cujos principal objetivo é formar um cidadão autônomo, participativo, critico, capaz de agir de forma positiva diante dos desafios apresentados.

 
Ver e-Poster
 
 
 
23 Visualizações
 
EVTUX
P010
Categoria: Práticas pedagógicas com as TIC
Ver autores
Autores: José Alberto Rodrigues

Decorrente da investigação que actualmente desenvolvemos no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro, e intitulado “Ferramenta Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT”, foram recenseadas e catalogadas cerca de quatrocentas ferramentas digitais passíveis de ser utilizadas em contexto de Educação Visual e Tecnológica, disciplina do 2º Ciclo do Ensino Básico, para abordagem dos diversos conteúdos e áreas de exploração da mesma, integrados em múltiplas Unidades de Trabalho desenvolvidas pelos professores com os seus alunos.

O trabalho desenvolvido no âmbito desta investigação e disseminado através do espaço da Internet que é o EVTdigital permitiu a concepção de novos rumos e perspectivas sobre este trabalho. Assim, a partir da listagem das quase quatro centenas de ferramentas digitais nasceu a problemática centrada no campo da sua utilização simplificado e, no caso, que pudesse ser de fácil utilização para cada professor. Neste contexto, surgiu a ideia de concepção de uma distribuição de Linux à qual chamámos EVTux, baseada em Ubuntu e que poderá ser instalada em qualquer computador em dual boot ou correr em modo live (sem necessidade de instalação), permitindo a qualquer utilizador ter uma distribuição que tenha já pré instaladas todas as ferramentas digitais baseadas em software para sistema operativo Linux e, nos marcadores do browser da Internet utilizado nessa distribuição, o acesso directo a ferramentas digitais online a partir da catalogação previamente realizada no espaço do EVTdigital.

O EVTux permitirá a qualquer utilizador aceder a qualquer ferramenta catalogada no âmbito do estudo que desenvolvemos de forma prática e simples, constituindo-se uma mais-valia, especialmente relevante na simplificação de acesso a estas ferramentas, incluindo-se também a possibilidade de visualização imediata dos quase trezentos manuais já publicados e incluídos nesta distribuição.

O protótipo do EVTux está em desenvolvimento e previsivelmente deverá estar concluído em final de Fevereiro de 2011 para se iniciarem os primeiros testes, esperando-se que a versão final seja apresentada publicamente no mês de Maio de 2011.

 

 
Ver e-Poster
 
 
 
12 Visualizações
 
ANIMAÇÃO COMO MEIO DE FORMAR ESCRITORES E LEITORES CRÍTICOS
P015
Categoria: Práticas pedagógicas com as TIC
Ver autores
Autores: ADRIANA MARTINS DA CRUZ

Diante do grande mercado cinematográfico de animação, em que crianças, jovens e adultos estão cada vez mais fascinadas, resolvemos elaborar um projeto que motivasse os alunos a desenvolverem a arte da criação de desenhos animados com a técnica do Stop Motion, utilizando alguns recursos tecnológicos disponíveis na escola, como o computador, aparelho de DVD, televisão e a máquina fotográfica, unindo o gosto pela atividade de desenho e criação de histórias já demonstradas nas aulas de arte e informática, com temas que fazem parte do seu contexto social com a finalidade de criar no educando noções de ética e cidadania. As atividades iniciaram na Escola Municipal Professor Berilo Wanderley, com os alunos do 1° ao 5° ano, na tentativa de que estes realizando as tarefas em grupos possam compreender a importância do trabalho coletivo tanto no ensino aprendizagem, como no relacionamento na comunidade escolar. Para isso, trabalhou-se vários temas como: solidariedade, amizade, respeito, amor, onde os alunos eram estimulados a fazerem uma reflexão e análise e em seguida à discussão, as opiniões eram registradas e a partir delas, construía-se textos coletivos. O passo seguinte foi trabalhar com eles as diferentes animações que fazem parte do mundo imaginário e a estrutura da animação utilizando a técnica Stop Motion, a criação dos cenários e personagens, a montagem e a captura das imagens com a utilização da máquina fotográfica, fotografando quadro a quadro e mudando as posições para que os mesmos demonstrem estarem em movimento. Os resultados apontaram para uma melhoria significativa na leitura e escrita, conhecimento e utilização dos recursos tecnológicos existentes na escola. Espera-se ainda, que com a continuação deste projeto os alunos possam cada vez mais se inserir neste mundo fascinante do cinema, bem como sentir-se parte deste mundo tecnológico em constante transformação.



 
Ver e-Poster
 
 
 
16 Visualizações
 
AULA DE REDAÇÃO CRIATIVA: DO TEXTO AO HIPERTEXTO
P017
Categoria: Práticas pedagógicas com as TIC
Ver autores
Autores: Bianca Clemente

     Este relato de prática das aulas de Redação Criativa na Educação de Jovens e Adultos, em todas as etapas do ano letivo de 2010, no Colégio Euclydes da Cunha, Teresópolis-RJ-Brasil. A utilização do hipertexto como recursos interativos amplia e (re) apresenta o texto, incentivando e proporcionando um aspecto lúdico, que transformam o ato de ler e escrever em uma aprendizagem em forma de jogo. Com este parâmetro questionamos: Quais as possibildades da construção dos "eus" mediante o discurso dos " outros" nas cadências hipertextuais?

      O relato de prática é parte da ambientação da pesquisa de observação de atividades que foram promovidas para coleta de dados. Aplicadas para identificar a prática de leitura e produção que é resultado do diálogo com variados textos.      Ao trabalhar com links  é um outro texto que é gerado por uma prática de leitura e produção resultante de uma busca ou nós hipertextuais alinhavados a busca do conhecimento tão profundo e inerente ao homem contemporâneo.

       As aulas de redação criativa começam em sala de aula  de forma tradicional, contudo, ao longo das aulas há exibição de pequenos videos de motivação ao tema proposto para produção textual. Após, este momento de envolvimento e a parte de competências comunicativas, os alunos partem para as salas de informática para a pesquisa interativa e desdobramento dos tópicos a serem pesquisados. Os alunos percebem na prática a intenção do texto e seus desdobramentos do hipertexto.     A manifestação do hipertexto nos meios hipermídiáticos e suas contribuições nas produções e manifestações escritas, além da performance de alunos/leitores diante deste gênero em nova roupagem.

      Conceitos-Chave: Letramentro digital - Texto - Hipertexto
PESQUISADORA COLABORADORA LATEC/UFRJ
 
Ver e-Poster
 
 
 
37 Visualizações