07 Fev 2011 - 19 Fev 2011
 
Contacte-nosLinks
Autenticação
Aprendizagem formal e informal
NOTA: Os textos publicados nos trabalhos finais não foram objecto de validação final por parte da Comissão Científica, mas apenas dos resumos submetidos.
RESULTADOS ESCOLARES ÀS DISCIPLINAS DE AP E ITIC NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
T013
Categoria: Aprendizagem formal e informal
Ver autores
Autores: Nuno Miguel Canto da Palma

A Associação Epis, em resposta a um apelo do Presidente da República Portuguesa, está a desenvolver desde 2007 um projecto nacional no combate ao insucesso e abandono escolar através da prevenção e da remediação de factores de risco dos alunos e famílias, da promoção de factores de protecção e através da indução de factores externos de sucesso nas organizações escolares. 

Este Projecto, em parceria com as Autarquias e Ministério da Educação destina-se a todos os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) em várias escolas do País (11 Concelhos).

Neste sentido, o Projecto EPIS utiliza uma plataforma informática, na qual dispõe dos resultados escolares por período escolar no âmbito da disciplina de Área de Projecto no 8.º Ano e na disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Esta apresentação pretende dar a conhecer e partilhar os resultados escolares do Ensino Básico no âmbito das TIC, designadamente as taxas de aprovação e reprovação às referidas disciplinas, bem como, os resultados qualitativos (AP) e quantitativos (ITIC) de uma amostra estudantil de cerca de 20 000 alunos, o representando 11% dos estudantes do ensino básico em Portugal.

Os dados são apresentados em 3 dimensões, ou seja, evidenciamos valores sobre a totalidade dos alunos matriculados no 8.º e 9.º anos, abordamos também os dados dos alunos que se encontram sinalizados pelo Projecto no 8.º e 9.º anos, e por últimos revelamos os resultados dos restantes alunos.

 

 
Ver e-Apresentação
 
 
 
16 Visualizações
 
MÍDIAS MÓVEIS- NOVOS POSSÍVEIS DENTRO E FORA DA ESCOLA
T015
Categoria: Aprendizagem formal e informal
Ver autores
Autores: Fernanda Cavalcanti de Mello

MÍDIAS MÓVEIS- novos possíveis dentro e fora da escola

Esta paresentação divulga e inventaria uma série de projetos e de investimentos da iniciativa privada, ao longo de 2009 e 2010, em torno das mídias locativas. Principalmente as empresas de telefonia móvel, pois oferecem suportes à pesquisa, prêmios e plataformas para atividades educativas, disseminando a cultura das mídias, em especial, os vídeos, as redes sociais e as plataformas online.

Estes recursos estão migrando para as escolas públicas, através de projetos especiais. Novos públicos em formação certamente produzirão cada vez mais uma cultura digital capaz de modificar ou reafirmar novas formas de aprender. É necessário reconhecer essas novas materialidades; linguagens; produções e os novos projetos percebendo oportunidades e reais possibilidades educacionais.

 
Ver e-Apresentação
 
 
 
23 Visualizações