07 Fev 2011 - 19 Fev 2011
 
Contacte-nosLinks
Autenticação
Comunicação Livre
PROP. DE EDUC. POP.: PROG. DE ALFABETIZAÇÃO DA UFRJ PARA EJA DE ESPAÇOS POPULARES
I002
Categoria: Comunicação Livre
Ver autores
Autores: LUIZ OTAVIO LUZ

A escola atualmente não deve se limitar só à transmissão de conhecimentos, muitas vezes, desvinculados da vida dos educandos. Elas precisam assumir a responsabilidade de preparar os indivíduos para atuar de forma crítica e reflexiva na realidade social em que vivem. Em relação aos jovens e adultos que não são alfabetizados, a escola precisa mais do que isso. Ela deve possibilitar a esses educandos o resgate da cidadania e o reconhecimento destes como autores de sua inclusão.

É a partir dessa realidade educacional que o presente trabalho abordará a Educação Popular, relacionando os princípios metodológicos dessa educação e, consequentemente, a filosofia educacional de Paulo Freire a um programa de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Inicialmente serão referidos o histórico e os princípios da Educação Popular, identificando-se a conscientização, a mudança da realidade opressora, a valorização do indivíduo e de sua diversidade cultural, a emancipação dos sujeitos oprimidos e o resgate à cidadania como pontos norteados para a compreensão da proposta educacional do Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares (PAJA).

Os princípios da Educação Popular serão visitados a partir da idealização de Paulo Freire e os ideais metodológicos deste pensador também serão de grande valia para a compreensão da proposta do PAJA, enquanto programa de extensão que segue os aportes teóricos da Educação Popular.

A ação de alfabetizar, realizada pelo programa, é pensada de uma maneira diferenciada; pois essa ação guarda diversas atividades, como: o aprendizado da leitura e da escrita; a inserção de graduandos e pós-graduandos em campos concretos de ação social; a formação inicial e continuada de alfabetizadores; a produção de pesquisa no campo da EJA, mais especificamente na alfabetização de jovens e adultos e o diálogo com professores e alunos de diversas unidades, gerando conhecimentos distintos e complementares no que se refere à alfabetização.

Espera-se, então, que por meio deste trabalho seja possível refletir sobre a Educação Popular através de uma atividade concreta realizada por um programa de extensão unviersitária.

 



 
Ver e-Artigo
 
 
 
9 Visualizações
 
O USO DO SOFT. LIVRE LINUX PANDORGA NO PROC. ENSINO-APREND. DE MAT. PARA O ENSINO
I003
Categoria: Comunicação Livre
Ver autores
Autores: JALDEMIR CORRÊA CASTRO

O Uso do software livre Linux Pandorga no processo ensino-aprendizagem de matemática para o ensino fundamental

 

Jaldemir Corrêa Castro 1, Raquel Ferreira Nascimento 2

 

1) Semed, São Luís, Brasil

jaldemirc@hotmail.com

 

2) Semed, São Luís, Brasil

rfncastro@hotmail.com

 

Artigo

 

Resumo

Este artigo, cuja finalidade principal, pretende mostrar as possibilidades de uso do software Linux Pandorga como contribuição para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de matemática através de alguns dos programas desenvolvidos para alunos do Ensino Fundamental na UEB Monsenhor Frederico Chaves da Rede Pública Municipal na cidade de São Luís, onde a metodologia empregada foi a revisão bibliográfica. Nessa perspectiva, a ideia é tornar a matemática uma ciência próxima do aluno e que tem vínculo com a realidade. A princípio, serão apresentados: na Introdução um breve  histórico sobre software livre e sobre o sistema Linux; o ambiente de estudo descrevendo o Linux Pandorga; Atividades, Conteúdos e Procedimentos do software voltados para o ensino e aprendizagem de matemática; um relato de experiências, onde foram trabalhados dois softwares na escola mencionada anteriormente; e, por fim, as conclusões.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
36 Visualizações