07 Fev 2011 - 19 Fev 2011
 
Contacte-nosLinks
Autenticação
As redes sociais e a aprendizagem
REDE SOCIAL E FERRAM. WEB 2.0 NUMA COMUNIDADE EDUC. – ESTUDO DE DESENV. E IMPLEM.
F002
Categoria: As redes sociais e a aprendizagem
Ver autores
Autores: Pedro França

A integração pedagógica da web social no espaço educativo encontra-se numa fase inicial. As suas características de trabalho colaborativo, acesso fácil, formas diferenciadas e ilimitadas de comunicação para publicação e o ser uma plataforma que oferece diferentes possibilidades de comunicação — podem e devem ser exploradas para criar situações de aprendizagem apelativas e capazes de desenvolver competências tais como trabalho de grupo, expressão de pensamento próprio, partilha e organização de informação.  

Assim num quadro investigativo dentro desta temática de acordo com uma proposta de investigação-desenvolvimento foi desenvolvida uma rede social “privada” numa escola secundária com integração de ferramentas web 2.0 como forma de interacção dos docentes e alunos nos diferentes currículos, implicando-os activamente na aprendizagem, expandindo essa interacção para fora da sala de aula dinamizando a rede social com apoio em Blogues de turma, disciplina, portfólio aluno, num movimento pendular que permita um fluir constante de comunicação entre o espaço de sala de aula e o blogue. Neste projecto pretendemos utilizar e desenvolver a integração de ferramentas open-source, de utilização livre ou grátis, várias turmas e um conjunto de docentes das referidas turmas e da coordenação PTE.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
36 Visualizações
 
AS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
F003
Categoria: As redes sociais e a aprendizagem
Ver autores
Autores: EUNICE DE CASTRO E SILVA, Rosemary

 Este artigo tem como objetivo investigar as interfaces sociais utilizadas por professores e alunos através de softwares disponíveis na internet que agregam ambientes hipertextuais e uma multiplicidade de conexões, integrando as várias linguagens: sons, textos, imagens e vários suportes midiáticos. Desta forma, pretendemos mostrar como as interfaces sociais potencializam a comunicação interativa síncrona, assíncrona e a comunicação a qualquer tempo enfocando os espaços onde os saberes são construídos num processo comunicativo dialógico e como se desenvolvem os softwares sociais na construção do conhecimento para a formação docente. Encontramos como principais achados de nossa pesquisa a importância de refletir sobre o uso das tecnologias e como os sujeitos podem contribuir para o enriquecimento de ambientes de aprendizagem em interfaces socais, ampliando as possibilidades de interação, permitindo a construção coletiva e a compreensão a respeito de determinados temas.



 
Ver e-Artigo
 
 
 
92 Visualizações