07 Fev 2011 - 19 Fev 2011
 
Contacte-nosLinks
Autenticação
As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o desenvolvimento profissional docente
FORMAÇÃO DOCENTE E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
G001
Categoria: As TIC e o desenvolvimento profissional docente
Ver autores
Autores: Marco Antonio de Moraes

Este trabalho, a partir da análise da utiliazação das tecnologias de informação e de comunicação na educação escolar, faz algumas reflexões sobre o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação destinado aos professores da educação básica que atuam nas escolas públicas.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
24 Visualizações
 
DESENV. PROF. DOCENTE PARA A ATUAÇÃO ONLINE: A BUSCA DE INTEGRAÇÃO DE SABERES
G008
Categoria: As TIC e o desenvolvimento profissional docente
Ver autores
Autores: Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

Este artigo analisa a Educação Online como caminho democrático de educação, destacando indicativos para o desenvolvimento de uma proposta que privilegie os processos colaborativos e interacionais de construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. Valoriza a importância da integração de saberes docentes. Realizamos a análise do conteúdo dos registros online da pesquisa interinstitucional “Formação para a Docência Online”, que tem a participação de treze Programas de Pós-Graduação. Para este artigo utilizamos os resultados da categoria “formação docente” para a atuação na educação online, o que mais está adequado a este eixo temático. Os resultados da pesquisa confirmaram que um dos aspectos mais importantes para a educação é a profissionalização docente. Há necessidade de uma formação inicial sólida, que dê as bases para começar o trabalho. Mas a formação inicial precisa ter continuidade, sempre buscando processos de formação e de autoformação em que o docente reflita sobre as teorias com base em suas experiências concretas. Uma educação online em que os professores são conscientes das suas funções sociais e buscam atuar a serviço da melhoria das condições sociais como um todo exige professores autores, ou seja, que pensam e fazem uma educação pautada na integração de experiências e estudos científicos.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
28 Visualizações
 
DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM PERFIL DE SABERES TRAÇADO POR PROFESSORES
G009
Categoria: As TIC e o desenvolvimento profissional docente
Ver autores
Autores: Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

O texto apresenta resultados de uma pesquisa que estabelece paralelos entre a docência presencial e a distância através da construção de perfis de saberes. Aplicamos um questionário a trinta professores que atuam na Educação Presencial e trinta que atuam na Educação a Distância, perguntando pelas “qualidades de um bom professor”. Em um primeiro momento, os entrevistados apenas citavam tais qualidades, quase que aleatoriamente. Logo após, em uma segunda pergunta, estas qualidades foram colocadas em ordem de importância, da menor para a maior. No final havia um espaço para comentários. Os docentes do formato presencial mostraram-se preocupados com a relação pessoal com seus alunos e não com sua própria capacitação. Os professores tutores no ensino mediado pela tecnologia apresentaram-se preocupados com o conteúdo e com a formação para o exercício da docência. Confrontando as respostas dos professores dos dois grupos, ou seja, assumindo um olhar único para o que os professores de ambos os formatos educacionais, encontramos o perfil de predominância humana e o perfil de predominância técnica misturados. Nesse lugar ideal, estaria o professor pesquisador, bem formado, conhecedor e hábil usuário das novas tecnologias de informação e que também seria comprometido, afetuoso e encantado por sua profissão.

 

 
Ver e-Artigo
 
 
 
25 Visualizações
 
ASPECTOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROJ. DIGITANDO O FUT. NO ENSINO FUNDAM. DE UBERLÂNDIA
G010
Categoria: As TIC e o desenvolvimento profissional docente
Ver autores
Autores: Walteno Martins Parreira Júnior, Hélio Oliveira Ferrari, Juliene Silva Vasconcelos

Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência de organização de um curso de especialização para atender a implantação de um projeto de informática educativa nas escolas municipais da cidade de Uberlândia. O projeto denominado “Digitando o Futuro” consiste em equipar cada escola municipal de um laboratório de informática e da capacitação dos profissionais através de um curso de especialização e também de cursos de capacitação. A pesquisa bibliográfica para este artigo foi realizado em um conjunto de trabalhos de conclusão desenvolvido por alunos do curso de especialização e relata parte das atividades desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
13 Visualizações
 
COMPREENDER E INTERVIR NA INTEGRAÇÃO DE UMA LMS NUMA INSTIT. DE ENSINO SUPERIOR
G011
Categoria: As TIC e o desenvolvimento profissional docente
Ver autores
Autores: Ana Torres

O propósito deste artigo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico no desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação, no âmbito da implementação e efectiva utilização de uma LMS como ferramenta nas práticas lectivas dos docentes do ensino superior. Criando, para o efeito, um dispositivo de formação que implique um processo de desenvolvimento, pessoal e profissional, que promova nos participantes as capacidades e os conhecimentos técnicos e didácticos necessários à integração das ferramentas da plataforma nas suas práticas pedagógicas.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
15 Visualizações