07 Fev 2011 - 19 Fev 2011
 
Contacte-nosLinks
Autenticação
Comunidades e Aprendizagem
A RELEVÂNCIA DE AMBIENTES COMPUTADORIZADOS DE ENSINO NA APREND. DOS SURDOS
E001
Categoria: Comunidades e Aprendizagem
Ver autores
Autores: Rubens dos Santos Guimarães, Válter Strafacci Júnior, Paulo Marcelo Tasinaffo

A inclusão social de deficientes físicos relaciona-se diretamente com as possibilidades de aprendizado que lhes sejam disponibilizadas. Nesse enfoque, situam-se os Ambientes Computadorizados de Ensino, que além de adaptarem-se às dificuldades do aprendiz, avaliam seus aprendizados, com conforto e comodidade. Neste artigo, tratam-se alguns aspectos teóricos e práticos que evidenciam essa tendência sócio-cultural, bem como o uso da língua de sinais aplicada no ensino de surdos, tornando visível a expansão dessa prática em diferentes casos de deficiência.



 
Ver e-Artigo
 
 
 
8 Visualizações
 
COMP., PROG. DE MAPEAM. E TRANSCEPTORES COMO FERRAM. DE AUX. EM TRAB. DE CAMPO
E002
Categoria: Comunidades e Aprendizagem
Ver autores
Autores: ALEXANDRE TAKIO KITAGAWA

Trabalhos de campo são adotados por diversos cursos, tais como biologia, geografia, turismo, educação ambiental, além de instituições como a dos bombeiros, guardas florestais, escoteiros (escuteiros), entre outros. Acompanhar grupos em trabalhos de campo via satélite é um recurso que poucas instituições podem adotar, porém com a combinação do computador conectado a internet, um programa de mapeamento livre (google earth) e rádios transceptores é possível realizar tal monitoramento, sendo esta solução uma alternativa para aqueles que não dispõe de alta tecnologia e verbas financeiras.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
13 Visualizações
 
BANCO DE AULAS - REDE COLABORATIVA
E004
Categoria: Comunidades e Aprendizagem
Ver autores
Autores: Luciana Viter

O presente artigo relata a construção da rede colaborativa “Banco de Aulas”,  iniciada por alguns professores em 2005 com o alvo principal de compartilhar recursos e propostas pedagógicas em caráter interdisciplinar.  A ferramenta escolhida para a construção da comunidade digital foi o Orkut que  revelou-se uma plataforma bastante eficiente para os objetivos pretendidos, face a presença maciça de brasileiros na referida rede e consequente familiaridade com a sua interface. A troca de propostas e experiências se beneficiou da diversidade de formação dos profissionais originários de diversas disciplinas, segmentos e contextos.  Esse crescimento vem se mantendo quantitativa e qualitativamente e atualmente encontra-se em fase de desenvolvimento o site “Banco de Aulas” (www.bancodeaulas.com.br), que pretende funcionar como um repositório virtual a ser construído coletivamente para divulgação de experiências e recursos para professores, especialmente daqueles proporcionados pela internet.

 
Ver e-Artigo
 
 
 
20 Visualizações